Básicas sobre vendas

Version 2

     

    Por que usar o Software como um Serviço e por que usar o Google Apps?

     

    Quais são os benefícios do Software como um Serviço (SaaS)?

    Os benefícios para o usuário incluem:

    • Dados acessíveis de qualquer lugar, em qualquer plataforma de computador
    • 25 GB de armazenamento de e-mail por usuário com um recurso avançado de pesquisa
    • Ferramentas simples e rápidas para colaboração e envio de mensagens
    • Os dados nunca são perdidos, mesmo se seu laptop quebra ou é roubado
    • O mecanismo de compartilhamento no Google Docs, Google Sites e Google Videos possibilita um novo nível de colaboração

    Os benefícios para o usuário de TI incluem:

    • Nenhuma necessidade de instalação ou manutenção de hardware ou software
    • Custo fixo por usuário muito baixo
    • Aplicativos intuitivos com os quais muitos usuários já estão familiarizados - pouco treinamento necessário
    • Capacidade de mover os usuários em etapas
    • Economia com taxas de licença, custos com hardware e com central de dados
    • Plataforma aberta para integração

    Os benefícios para as empresas incluem:

    • Redução de custos
    • Aumento na produtividade dos funcionários, possibilitando uma tomada mais rápida de decisões.
    • Mais flexibilidade para implantar mudanças e inovações com agilidade e continuar com os negócios
    • Foco dos recursos em iniciativas estratégicas em vez de atividades operacionais
    • Ambiente de TI atrativo para a geração mais jovem de funcionários

    Quanto posso economizar com o Google Apps?

    A maioria das empresas tem um modelo de custo para o fornecimento de aplicativos de e-mail e de produtividade aos funcionários, normalmente entre US$ 300 e US$ 1000 por funcionário.

     

    Por que usar o Gmail?

    O Gmail tem mais de 10 milhões de usuários de negócios, e o número está aumentando. Com o Gmail, sua caixa de entrada tem armazenamento substancial para você não precisar excluir e-mails com frequência. Além disso, há o recurso avançado de pesquisa do Google e o encadeamento de e-mail/mensagem instantânea. A mensagem instantânea é incorporada ao Gmail de modo que você possa responder a um e-mail em tempo real. Além disso, seu Gmail fica disponível em qualquer computador, acabando com a limitação de responder aos e-mails somente de sua mesa. Embora seu funcionamento não seja simples, o Gmail é fácil de usar, o que significa menos tempo necessário para o treinamento do usuário. Também é possível usar o Gmail off-line após ativar o recurso offline no Gmail Labs.

     

    Por que usar o Google Agenda?

    Com o Google Agenda, é possível ver as agendas de colegas de trabalho em uma agenda on-line. Os compromissos de seus colegas de trabalho podem ser visualizados ao lado dos seus, o que aprimora o planejamento de eventos. O Google Agenda também pode ser integrado a outros componentes do Google Apps. É possível se comunicar, compartilhar e colaborar via Gmail, Google Talk e Google Agenda a fim de reduzir o trabalho dobrado e melhorar a eficiência dos resultados. Além disso, você decide quem pode ver os detalhes de sua agenda.

     

    Por que usar o Google Talk?

    O Google Talk permite que você se comunique com mais efetividade e eficiência usando o bate-papo por texto, bate-papo por vídeo e o bate-papo por áudio. Você pode ver a presença de seu contato e responder a um e-mail usando o bate-papo; isso permite que você tenha uma comunicação em tempo real e aumente a sua produtividade e a de sua mão de obra. Como ele é integrado ao Gmail, não é necessário ter um provedor cliente. Além disso, a sequência cronológica de e-mail/mensagem instantânea permite que você entenda todo o histórico e o contexto da conversa.

     

    Por que usar o Google Docs?

    O Google Docs melhora a qualidade do resultado possibilitando a colaboração e a discussão do documento simultaneamente. Várias pessoas em vários locais podem visualizar, discutir e editar o mesmo documento de qualquer lugar, a qualquer momento. Também reduz o trabalho dobrado e o controle confuso de documentos e problemas de controle de versão enquanto elimina simultaneamente a preocupação de espaço excedente em disco e cotas de caixa de entrada com o procedimento padrão de envio e recebimento de e-mails. Além disso, o Google Docs tem compartilhamento protegido. Cada documento do Google Docs exige um login e, dessa forma, você não precisa se preocupar com a possibilidade de informações caírem em mãos erradas. Todos os seus documentos ficam sempre disponíveis on-line na lista de documentos. Você não fica mais restrito a acessar apenas sua pasta Meus documentos.

     

    Porque usar o Google Videos?

    O compartilhamento de vídeo torna as comunicações importantes como treinamentos internos e comunicados corporativos mais pessoais, envolventes e efetivas. Os funcionários podem compartilhar vídeos com segurança com determinados colegas ou com todos os funcionários da empresa, sem divulgar informações confidenciais. O Google hospeda e transmite seus vídeos com segurança, para que os funcionários não precisem compartilhar vídeos por e-mail ou sobrecarregar a equipe de TI para obter uma solução de vídeo. Os funcionários podem compartilhar vídeos instantaneamente. A visualização e a anotação não precisam de um software especial, apenas de um navegador padrão.

     

    Por que usar o Google Sites?

    As empresas usam o Google Sites para disponibilizar informações úteis. Os funcionários podem criar uma intranet ou permitir que equipes de projetos criem sites para centralizar e compartilhar conhecimentos específicos. Como o controle de versão dos arquivos é feito automaticamente, é fácil fazer atualizações e obter a versão mais recente de um arquivo. Os formatos compatíveis incluem .doc, .xls, .csv, .ppt, .txt, .pdf, entre outros. Os usuários podem exibir documentos, planilhas e apresentações do Google, vídeos do YouTube, apresentações de slides do Picasa e gadgets, mesmo sem ter conhecimentos de programação. A tecnologia da pesquisa do Google é integrada, para que os funcionários possam encontrar informações úteis da empresa com a mesma facilidade de uma pesquisa na internet. Não é necessário ter conhecimentos de codificação ou sistemas para atualizar as páginas ou criar sites internos. Assim, todos podem compartilhar conhecimentos.  Tudo isso hospedado pelo Google, o que permite que os usuários inovem sem a preocupação de justificar gastos com hardware e administração.

     

    Empresas que usam o Google Apps


     

    Quantas empresas usam o Google Apps?

    Lançamos o Google Apps for Business em fevereiro de 2007 e agora (11/2008) ele tem mais de 1 milhão de empresas com mais de 10 milhões de usuários ativos no Google Apps. Além disso, até 3.000 empresas se inscrevem por dia. A infraestrutura é sólida e está disponível desde abril de 2004, quando o Gmail foi lançado. Empresas de grande porte, como a Genentech, estão usando o Google Apps e o Google usa o Google Apps para seus próprios 20.000 funcionários. As empresas entendem que o software-como-um-serviço (SaaS) é o futuro e percebem a necessidade de começar a trilhar esse caminho.

     

    Há algum setor específico no qual o Google Apps faça mais sentido?

    O Google Apps fornece recursos de comunicação e colaboração fundamentais e essenciais a todos os usuários de negócios. Dito isso, estamos observando uma rápida adoção nos setores com mão de obra móvel, com equipes regionalmente distantes, separadas por fusos horários e em empresas nas quais a TI é desafiada com o escalonamento na velocidade exigida por seus usuários. Setores específicos incluem varejo, imóveis, fabricação, tecnologia e mídia.

    • Usuários de e-mail herdado ou da web (exemplo, filiais de varejo, representantes de atendimento ao cliente, corretores)
    • Usuários sem serviços de mensagens ou colaboração (fábricas, centros de distribuição, parceiros estratégicos/consultores temporários)
    • Bases de usuário dinâmicas onde há necessidade de adicionar e remover usuários com facilidade
    • Usuários de colaboração (equipes/departamentos que compartilham planilhas, planos de projeto etc).

    Compatibilidade e coexistência do Google Apps


     

    O Google Apps é compatível com os produtos da Microsoft?

     

    Google Docs: sim, o Google Docs é compatível com formatos de arquivo do Microsoft Office e muitos outros padrões como PDF, OpenOffice e ODF. Formatos de arquivo padrão da Microsoft são suportados para importação/exportação desses formatos populares. Nossos produtos são projetados para padrões abertos e são compatíveis com muitos outros produtos. O Gmail também permite que você leia seus documentos do Microsoft Word, Microsoft PowerPoint e PDF diretamente de sua caixa de entrada, sem a necessidade de outros softwares.

     

    Mensagens e colaboração: o Google Apps foi desenvolvido como plataforma aberta, projetada para permitir ampliação do uso e integração. O padrão de API aberto do Google, Gdata, fornece acesso programático fácil e seguro aos dados em aplicativos como o Google Docs, o Google Agenda, o Gmail etc. Além disso, a plataforma de desenvolvimento de Gadget popular do Google é ideal para a criação de grupos de trabalho empresariais e integrações de fluxo de trabalho para atender às necessidades do negócio em uma fração do tempo e do custo de ambientes de desenvolvimento tradicionais (por exemplo, .NET, SOAP). Mais de 50.000 gadgets foram desenvolvidos nessa plataforma, muitos deles são aplicativos específicos para empresas, como integrações CRM e ERP, além de gerenciamento de fluxo de trabalho.

     

    É possível migrar todos os meus eventos de e-mail e agenda do MSFT Exchange e/ou Lotus Notes?

    Sim. O Google Apps for Business tem um conjunto de utilitários de migração e APIs para obtenção de dados dos sistemas existentes e migração desses dados para o Google Apps. Além disso, o Google tem um número crescente de parceiros especializados em lançamento, migração de sistema, implementação e coexistência do Google Apps.

     

    Quando o Google Apps suportará todos os recursos do Microsoft Office/Exchange?

    Não é nossa intenção tentar ser compatível com cada recurso desses produtos. Nossa meta é criar uma experiência geral melhor e permitir novos recursos com base na natureza única da web. Embora sempre exista um certo nível de incerteza por parte do usuário com relação à mudança de produtos da última geração, acreditamos que a experiência de uso em geral será excepcionalmente sólida. Além disso, provavelmente alguns usuários dentro de uma organização, como os do departamento de finanças ou jurídico, optarão por manter o Office, mas acreditamos que o Google Apps atende às necessidades da maioria dos usuários.

     

    Uso do Google Apps


     

    E quanto ao recurso off-line?

    Reconhecemos que os recursos off-line ainda são essenciais no mundo de negócios atual. Apesar de a conectividade de banda larga estar se tornando onipresente, ainda há situações nas quais os usuários precisam ficar off-line (por exemplo, aviões). O Google lançou o Google Gears, um kit de ferramentas padrão do setor e de código aberto para aplicativos da Web 2.0, com base em navegador e habilitados para navegação off-line. Os aplicativos do Google têm base em padrões abertos do setor. O Gmail pode ser usado off-line após a ativação do recurso no Gmail Labs, assim como aplicativos clientes populares como o Outlook, o Thunderbird e o Mac Mail com o uso de POP3 ou IMAP. Da mesma forma, o Google Agenda está disponível off-line em qualquer aplicativo cliente que suporte o formato iCal padrão (por exemplo, Outlook, iCal etc.). O Google Docs suporta a exportação e importação de todos os formatos de arquivo desktop populares, incluindo Word, Excel, PowerPoint, PDF, HTML, OpenOffice, CSV, TXT e muito mais.

     

    Se eu decidir parar de usar o Google Apps, posso pegar meus dados de volta?

    Sim, nossa solução tem APIs abertas a todos os aplicativos e você pode recuperar e-mail, agendas e documentos em outros formatos do setor (IMAP, iCal, MS Office) para fins de migração.

     

    Google Apps: segurança e confiabilidade dos dados


     

    Eu tenho servidores dedicados?

    Não. O Google opera o que é chamado de ambiente "multilocação". Embora exista uma separação lógica entre usuários e corporações, o armazenamento e a capacidade de computação são compartilhados em uma vasta matriz de computação. Isso está no núcleo da arquitetura do Google e é o que proporciona a escalabilidade, a confiabilidade e a economia pelas quais o Google é conhecido.

     

    Quais são as vantagens de segurança do Software-como-um-serviço?

    Em softwares tradicionais, os funcionários salvam dados em unidades USB, discos e laptops sem segurança para facilitar o acesso. No Google Apps, os usuários podem acessar informações de qualquer lugar com segurança, sem precisar salvar dados confidenciais localmente. E com a garantia de 99,9% de funcionamento do Google Apps, você pode ter certeza de que seus funcionários terão acesso a informações importantes sempre que precisarem. O SLA de 99.9% de funcionamento do Google Apps é oferecido às organizações que usam o Google Apps for Business, conforme descrito nos Termos de Serviço do Google Apps for Business, e cobre toda a gama de serviços de aplicativo conforme especificado.

     

    Por que o Google Apps é seguro?

     

    O Google opera uma das maiores redes de centrais de dados distribuídas em todo o mundo, e fazemos o máximo para proteger os dados e a propriedade intelectual desses servidores. Essas instalações estão protegidas 24 horas por dia, e temos uma equipe de operações de segurança que se dedica à manutenção da segurança do nosso ambiente. Os controles, os processos e as políticas que protegem esses dados concluíram com êxito uma auditoria SAS 70 Tipo II. Há três componentes principais em nossas práticas de segurança:

    • Funcionários — A equipe de segurança da informação do Google trabalha em regime integral e conta com alguns dos maiores especialistas em segurança de informações, aplicativos e redes. Essa equipe está por trás dos sistemas de defesa de perímetro, dos processos de análise de segurança e da infraestrutura de segurança personalizada da empresa, além de elaborar, documentar e implementar as políticas e padrões de segurança do Google.
    • Processo — A segurança faz parte do DNA do Google. Todos os aplicativos são desenvolvidos tendo a segurança em vista. Os aplicativos do Google passam por várias revisões de segurança, como parte do processo de desenvolvimento de códigos seguros. O ambiente de desenvolvimento de aplicativos é restrito e cuidadosamente monitorado para aumentar a segurança. Auditorias de segurança externas também são conduzidas para aumentar a confiança.
    • Tecnologia — Os dados do Google Apps são partidos e ofuscados em vários servidores e discos, o que os torna impossíveis de ser lidos por humanos. Os dados são replicados em vários centros de dados para redundância e disponibilidade consistente. Para reduzir os riscos de exploração, cada servidor do Google é montado de forma personalizada apenas com os componentes de software necessários, e a arquitetura de servidor homogênea permite fazer atualizações e alterações de configuração rápidas em toda a rede sempre que necessário.

    Nós confiamos no Google Apps.  Nós armazenamos nossos próprios dados nos produtos que disponibilizamos para você. Os funcionários do Google usam o Gmail para enviar todos os seus e-mails corporativos, o Google Calendar para agendar todas as reuniões e eventos e o Google Talk para enviar mensagens instantâneas para outras equipes de projeto. Usamos o Google Docs para gerar conteúdo confidencial, como especificações de design de produtos, e o Google Sites para gerenciar projetos em equipe.

     

    Quem é o proprietário dos dados no Google Docs?

    O usuário retém direitos autorais e todos os outros direitos que já tiver em relação ao conteúdo que enviar, postar ou exibir. Conforme declarado em nossos Termos de Serviço, não reivindicamos propriedade ou controle sobre seu conteúdo no Google Docs. Para os documentos que você optar deliberadamente por compartilhar, temos a licença apropriada para exibi-los para os usuários selecionados e para formatá-los adequadamente para diferentes exibições.