Sobre o contrato de revendedor (Documento)

Version 6


    O contrato do Programa de revendedores autorizados do Google Apps poderá variar dependendo das leis locais e do relacionamento com o revendedor. Você verá o contrato completo quando for totalmente aprovado como um revendedor e estiver acessando o painel de controle do revendedor.


    Enquanto isso, destacamos aqui as principais características do programa e do contrato de revendedor.


    Contrato de revendedor e renovações

     



    Quais contratos legais o revendedor precisa assinar?


    • O revendedor o Google assinam apenas um contrato, o Contrato de revendedor. Porém, esse contrato está situado no contexto de outros contratos.
    • O revendedor assina um contrato Revendedor-Cliente que define os termos de faturamento e pagamento e quaisquer condições adicionais, produtos ou serviços complementares no Google Apps.
    • O Contrato de revendedor entre o Google e o Revendedor define as obrigações conjuntas que envolvem a revenda.
      • Como parte do Contrato de revendedor, o Google especifica uma Diretriz de serviços de suporte técnico do revendedor. Isso define para o revendedor as obrigações de suporte fornecidas pelo Google em termos do uso do Console do revendedor pelo revendedor.
    • Assim que o revendedor tiver aprovisionado um novo cliente, o cliente deverá fazer login no serviço Google Apps para confirmar e aceitar os Termos de Serviço que vinculam o Google e o cliente. Isso define as condições de fornecimento do serviço pelo Google, proteção da privacidade dos dados do cliente e obediência do cliente às políticas de uso aceitáveis (proibição de spam, incitação ao ódio, pornografia, violação dos direitos autorais etc.). O revendedor não pode aceitar esses Termos de Serviço em nome do cliente.
      • Como parte dos Termos de Serviço, o Google fornece um SLA relacionado à disponibilidade dos serviços do Google Apps e os remédios para violações ao SLA, que consistem um número específico de dias de serviço adicionais.
      • Nos casos em que o cliente é atendido por um revendedor, é especificado que o revendedor fornecerá esse remédio (dias de serviço adicionais) para o cliente. No Contrato do revendedor, é especificado que o Google fornecerá esses dias de serviço adicionais aos termos do cliente do revendedor, e que o revendedor precisa passar por esses dias de serviço adicionais sem mudança ou substituição (embora o revendedor possa escolher oferecer remédios adicionais de outros tipos, como financeiros).
      • Como parte dos Termos de Serviço, o Google também especificou uma Diretriz de serviços de suporte técnico, que define as obrigações de suporte do Google para os administradores de TI dos clientes do Google Apps.

     

    Um revendedor precisa assinar novamente o contrato de revendedor regularmente?


    • Não. A vigência do contrato de revendedor é de um ano. Esse contrato de revendedor é renovado automaticamente a cada ano, a menos que uma das partes notifique a outra por escrito (com um aviso de pelo menos 30 dias de antecedência) de sua intenção de não renovar.

     

    O que acontece se o contrato de revendedor não for renovado (por outros motivos que não falta de pagamento ou quebra contrato)?


    • O contrato de revendedor continuará com seus termos e condições atuais até a data de renovação
    • Na data de renovação, um período de 12 meses de redução do escopo será iniciado, durante o qual o revendedor poderá comprar novos assentos para clientes existentes, de modo proporcional à data de renovação do cliente.
    • Durante o período de redução, talvez o revendedor não possa, com base nos critérios do Google, comprar assentos para novos domínios de cliente ou executar renovações anuais totais para clientes existentes.
    • Durante o período de redução, o revendedor poderá oferecer aos seus clientes a possibilidade de mudar para o serviço diferente de terceiros ou para seu próprio serviço e o Google fornecerá assistência razoável, conforme solicitado, para permitir a migração.

     

    Condições e restrições

     



    Como as alterações e atualizações chegam ao Google Apps?

    Como meus clientes serão afetados? Um revendedor pode solicitar que um cliente permaneça com uma versão não atual do Google Apps?

    • O Google Apps é um serviço hospedado e o Google pode fazer modificações e aprimoramentos consideráveis e periódicos no serviço como um todo ou em componentes específicos do serviço, sem nenhum custo adicional para o revendedor. O Google fará esforços comercialmente razoáveis para notificar os revendedores e os clientes sobre quaisquer mudanças.
    • No momento, os revendedores não podem solicitar que os clientes permaneçam com versões não atuais do Google Apps.

     

    Como posso assegurar que as informações de meu cliente serão mantidas seguras e privadas? O que são dados do cliente e como o Google os trata?


    • Os dados do cliente são definidos como todas as informações de contato sobre a empresa e sobre seus usuários finais, coletados durante o processo de inscrição e aprovisionamento, além de todos os dados gerados ou compartilhados por meio dos serviços do Google Apps, incluindo e-mails, documentos, planilhas, apresentações e vídeos.
    • As instalações do Google usadas para armazenar e processar Dados de clientes atendem a padrões razoáveis de segurança não menos seguros que os padrões de segurança das instalações em que o Google armazena e processa suas próprias informações desse tipo. A Google implementou no mínimo sistemas e procedimentos-padrão do setor para garantir a segurança e a confidencialidade dos Dados de clientes, proteger contra possíveis ameaças ou riscos à segurança ou integridade dos Dados de clientes e proteger contra acesso ou uso não autorizado dos Dados de clientes.
    • O Google e o revendedor são obrigados a tratar os dados do cliente como confidenciais e privados. Para referência, o Aviso de privacidade do Google Apps está localizado neste link e a política de privacidade do Google Apps está localizada neste link.

     

    Os revendedores podem revender o Google Apps a outros revendedores?


    • Não. Esse não é um programa de distribuição com várias camadas. Os revendedores não têm permissão para revender os serviços do Google Apps para outros revendedores.

     

    Os revendedores podem revender os serviços do Google Apps para eles mesmos?


    • Sim. Assim como podem vender os serviços do Google Apps a outras empresas, os revendedores também podem vender o Google Apps para as próprias empresas. No entanto, eles não podem vender o Google Apps exclusivamente e somente para suas empresas.
    • Observe que os revendedores não podem revender diretamente aos seus próprios domínios devido a um problema técnico. Se um revendedor quiser revender para ele mesmo, deverá definir uma conta de revendedor em um subdomínio (como revendedor.meudomínio.com) e, a partir da conta do revendedor, revender o Google Apps para meudomínio.com.

     

    Os revendedores podem transferir contas/assentos de usuário final comprados de um domínio de cliente para outro?


    • Não. As contas/assentos de usuário final são intransferíveis. A compra de uma conta/assento de usuário final feita pelo revendedor não pode ser cancelada, reembolsada ou transferida para outro domínio.

     

    Os clientes podem mudar de um revendedor para outro ou para uma relação direta com o Google?


    • Os administradores de domínios revendidos podem gerar, a partir do painel de controle, tokens de transferência que podem ser usados para transferir um domínio para um revendedor. Se um cliente escolher mudar para um revendedor diferente, ele abdicará dos benefícios de quaisquer períodos pré-pagos e o Google não fornecerá reembolso nem crédito. Portanto, uma mudança como essa é mais adequada ao final do prazo de pagamento.
    • Se um revendedor optar por não renovar a assinatura de um domínio, o domínio terá a opção de se inscrever diretamente no Google após o final da assinatura de revenda de 12 meses do domínio.

     

    Venda, faturamento, economia

     



    Quais são os aspectos econômicos do programa? Quais descontos os revendedores recebem?


    • O Google fornece aos Revendedores um desconto no canal de 20% sobre o preço de listagem. O preço de listagem é, atualmente, $50 por usuário/ano para o Google Apps for Work.
    • O revendedor receberá esse desconto e o fluxo de receita associado regularmente contanto que o cliente permaneça no Google Apps

     

    Em quais moedas o programa de revendedor do Google Apps opera?


    • Os revendedores podem faturar e cobrar o pagamento dos clientes em uma moeda local relevante.
    • O Google faturará os revendedores e cobrará os pagamentos em uma das quatro moedas a seguir: dólar americano, euro, libra esterlina, iene japonês. Os revendedores com base nas Américas ficarão restritos ao dólar americano.

     

    Há alguma restrição territorial para os revendedores? Há alguma exclusividade territorial para os revendedores?


    • Alguns revendedores terão uma restrição territorial (por exemplo, uma região geral como América do Norte ou Ásia-Pacífico ou um país)
    • Não há comprometimento com a exclusividade do revendedor para qualquer território. Em áreas/países menores, é claro, provavelmente há menos revendedores.

     

    Os revendedores terão restrições ao vender para contas de clientes maiores?


    • Sim, geralmente os revendedores só poderão vender para clientes com até 250 contas de usuário. A critério exclusivo do Google, alguns revendedores não terão essa restrição em seus termos do contrato de revendedor. Além disso, as exceções para transações específicas serão tratadas caso a caso.
      • Se tiver um cliente precisando de mais de 250 contas de usuário, você entrará em contato com seu gerente parceiro que coordenará sua equipe de vendas local a fim de se certificar de que eles saibam que você está vendendo na conta. Se tudo estiver correto, permitiremos que você aprovisione essa conta.
    • O Google também fornecerá uma lista específica de contas nomeadas, que pode ser atualizada periodicamente, para a qual o revendedor não pode revender.

     

    Como o Google direcionará o trabalho de vendas com os revendedores?

    Os representantes do Google Enterprise ajudam os revendedores a fechar negócios? O programa tem um sistema de registro de oportunidades? Os revendedores receberão exclusividade no negócio?

    • Os representantes de vendas do Google são motivados a trabalhar com revendedores para estimular a adoção do Google Apps entre as empresas de todos os portes no mundo inteiro.
    • O nível específico de compartilhamento de liderança (de revendedores ou do Google) e de atividade de venda conjunta dependerá de vários fatores. Os representantes de vendas do Google não estarão disponíveis universalmente/sob demanda para auxiliar os revendedores a fechar negócios em todos os locais.
    • O programa não tem um sistema de registro de oportunidade. Embora o Google trabalhe com os principais parceiros em negócios específicos, a opção do cliente prevalecerá (sem exclusividade de negócio). Se o cliente escolher um revendedor diferente, o Google honrará a escolha desse cliente.

     

    Os revendedores podem oferecer aos clientes avaliações gratuitas no Google Apps?


    • Sim, os Revendedores autorizados do Google Apps podem oferecer avaliações de 30 dias para seus clientes. Clique aqui para obter mais detalhes.

     

    Quem é o proprietário do relacionamento de faturamento do cliente? Como funciona o trabalho de faturamento?


    • O Google cobra apenas o revendedor. O revendedor mantém o principal relacionamento de faturamento com seus clientes. Eles são livres para agrupar e cobrar pelos serviços do Google Apps de qualquer maneira que faça sentido para seus modelos de negócios.
    • Termos comerciais, faturamento e pagamentos ocorrem totalmente entre o revendedor e o cliente: agrupamento, duração do termo, data de renovação, condições de pagamento etc.
    • O controle e a manutenção do registro de faturamento de clientes são responsabilidades do revendedor.

     

    Como o revendedor será cobrado pelo Google?


    • As formas de pagamento aceitas incluem cheque ou transferência eletrônica, conforme descrito na fatura mensal. No momento, os cartões de crédito e o Google Checkout não são aceitos como formas de pagamento.
    • Os revendedores serão cobrados por assentos de usuário final do cliente em uma base pré-paga anual. Os assentos adicionados após a ordem inicial serão proporcionais à data de vigência do pedido inicial. Os assentos de usuário final aprovisionados serão automaticamente renovados por um período de doze meses na data de vigência, a menos que a renovação automática esteja desativada.
    • Os pedidos executados poderão ser feitos pelo revendedor por meio do Console do revendedor ou API. Os pedidos executados não poderão ser cancelados e os reembolsos não serão emitidos.
    • Todos os novos pedidos executados feitos durante um determinado mês e todas as renovações durante o mês serão consolidados e faturados em atraso. Os revendedores precisam fazer login em seus Consoles de revendedor a fim de visualizar suas faturas atuais perto do quinto dia do mês, embora isso possa variar.
    • As condições de pagamento nos EUA são de 30 dias e são considerados 30 dias de inadimplência após a data da fatura. Os pagamentos inadimplentes podem receber juros.
    • Contas de usuário final/assentos não podem ser transferidos pelo revendedor de um domínio cliente para outro.
    • Observação: os revendedores que oferecem faturamento mensal gerenciam o fluxo de caixa por conta própria. O Google os cobra anualmente pelas licenças. Temos planos de curto prazo para mudar do faturamento anual para o mensal. E adicionaremos também uma opção mês a mês (sem compromisso anual).



    Suspensão e rescisão

     



    Sob quais condições um revendedor pode ser suspenso ou ter seu contrato rescindido?


    • Por falta de pagamento: se não houver disputas pendentes, um revendedor poderá ser suspenso após ficar inadimplente por mais de 30 dias (ou seja, a partir do 61º dia). Se essa suspensão continuar por mais sete dias, o Google poderá rescindir por violação (ou seja, a partir do 68º dia)
    • Por causa:
      • Se o Google acreditar que o revendedor violou materialmente o contrato de revendedor, poderá suspender o acesso do revendedor ao Console de revendedor ou à API até que o Google esteja razoavelmente convencido de que nenhuma violação ocorreu ou ocorrerá.
      • Se o Google ou o revendedor violar materialmente os termos do contrato e não corrigir essa violação em 30 dias a partir do aviso por escrito, o contrato de revendedor poderá ser rescindido pela outra parte.
    • É importante observar que a suspensão ou rescisão do revendedor nos termos do contrato de revendedor e/ou acesso ao Console de revendedor ou API não interromperá de forma alguma o serviço atual do Google Apps, que o Google continuará com o fornecimento para os clientes de negócio do revendedor.
    • Se o Google rescindir o contrato de revendedor devido a uma violação por parte do revendedor, o Google poderá oferecer aos clientes afetados a capacidade de mudar para outro revendedor ou para um relacionamento direto com o Google.
    • Se o revendedor rescindir o contrato de revendedor devido a uma violação por parte do Google, o revendedor poderá oferecer aos clientes afetados a capacidade de mudar para um serviço de terceiro diferente ou para seu próprio serviço, e o Google fornecerá a assistência adequada, conforme solicitado, a fim de possibilitar a migração.

     

    Um revendedor pode suspender ou rescindir um cliente para quem revendeu o Google Apps?


    • Primeiro, se houver alguma suspensão ou rescisão do revendedor nos termos do contrato de revendedor e/ou acesso ao Console de revendedor ou API, isso não afetará o serviço atual do Google Apps para os clientes de negócio do revendedor.
    • Se o cliente deixar de pagar o revendedor de acordo com os termos do contrato entre o Revendedor-Cliente, o revendedor poderá suspender o domínio do cliente (ou seja, quando os períodos de inadimplência tiverem expirado). O revendedor poderá suspender os clientes somente por falta de pagamento.
    • Além disso, somente o Google tem a capacidade de monitorar e assumir a obrigação operacional que envolve a utilização inadequada do serviço pelo cliente (ou seja, violação da política de uso aceitável contra spam, incitação ao ódio, pornografia, violações de direitos autorais etc.) conforme definido aqui:http://www.google.com/apps/intl/pt-BR/terms/use_policy.html)
    • Nesses casos, somente o Google poderá suspender os clientes com base nas violações observadas.
    • Somente o Google tem a capacidade de rescindir definitivamente o serviço do Google Apps de um cliente.



    Marketing, Associação de marca, Logotipo

     



    Quais materiais de marketing e associação de marcas estão disponíveis por meio do programa de revendedor? Há um logotipo associado ao programa?


    • Os parceiros que fazem parte do programa podem referir a si mesmos como “Revendedores autorizados do Google Apps” e poderão usar o logotipo associado.

     

    Em quais idiomas os materiais para o revendedor estão disponíveis?


    • Privilegiamos a tradução para o idioma local dos materiais de venda do parceiro. Materiais voltados ao cliente, incluindo apresentações de vendas, folha de dados sobre comunicação e colaboração e perguntas frequentes para clientes foram traduzidos para 22 idiomas de destaque.
    • O portal do parceiro/materiais de treinamento e educação estão disponíveis no momento em inglês, mas antecipamos que eles também estarão disponíveis em outros idiomas no segundo e terceiro trimestres de 2009.

     

    Que tipo de comprometimento com o marketing o Google está firmando com esse programa? Há algum MDF (Fundo para desenvolvimento do mercado) disponível?


    • O Google está fornecendo aos parceiros vários materiais de marketing e de treinamento. Esses materiais incluem o treinamento da equipe de parceiros, além de materiais preparados para uso com clientes em configurações 1:1 e 1:muitos.
    • O Google está empolgado para trabalhar com nossos revendedores de forma conjunta, a fim de ajudar a desenvolver clientes em várias configurações.

     

    Recursos relacionados, perguntas adicionais

     



    Há algum recurso relacionado que beneficiaria um possível revendedor?


    • Há uma ampla variedade de recursos relacionados. Alguns dos recursos essenciais incluem o microssite do Programa de revendedores do Google Apps, as Perguntas frequentes sobre vendas, que respondem a perguntas comuns de possíveis clientes e a central de ajuda do administrador do Google Apps, com artigos que respondem a perguntas frequentes de clientes e fornecedores.

     

    Há alguma outra característica importante do Contrato de revendedor que não foi abordada nessas perguntas frequentes?


    • Tentamos de forma rigorosa capturar todas as características importantes do Contrato de revendedor nas perguntas frequentes acima. Porém, o possível revendedor só terá acesso ao idioma do contrato real depois de ter sido convidado para o programa.